Diego Nunes lança seu novo livro em Portugal

Obra destaca a interação de artistas do cinema brasileiro e português



            “Cá e Lá, o Intercâmbio Cinematográfico entre Brasil e Portugal” é o novo livro do escritor e radialista brasileiro Diego Nunes, lançado pela Editora Matarazzo. O título focaliza as relações entre as pátrias irmãs através do cinema.
            A primeira parte da obra mostra como os imigrantes portugueses foram uma presença marcante para a formação do cinema brasileiro dos primeiros dias, destacando a presença pioneira de cineastas portugueses como Antonio Leal e Francisco Santos, além da atriz Pepa Ruiz, a primeira grande estrela portuguesa nas artes brasileiras.
            A segunda parte, conta como o cinema falado teve influências do rádio, de onde vieram grandes estrelas cinematográficas, como Mesquinha, Sara Nobre e Violeta Ferraz. Ao todo são quarenta biografias apresentadas, todas de artistas lusitanos mas com carreiras consolidadas no Brasil.
            Por último, o livro mostra a participação de atores brasileiros em filmes portugueses, desde Cinira Polônio em 1896 até o final da década de setenta. E fala de artistas como Procópio Ferreira, Alzirinha Camargo, Eva Todor e dos comediantes Spina e Badaró, que resolveram permanecer em Portugal, onde foram consagrados como artistas cômicos, além de muitos outros.
            “Cá e Lá, o Intercâmbio Cinematográfico entre Brasil e Portugal” busca resgatar a memória destes artistas tão importantes, que ajudaram a construir a identidade cinematográfica de dois países unidos pela história.

O autor
                Diego Nunes é pesquisador, apaixonado por cinema, teatro e televisão. Formado em Rádio e TV, dedica-se a pesquisa da memória cultural e artística há mais de dez anos. é co-autor do livro “Salomé Parísio, o Rouxinol do Norte”. Agora apresenta seu primeiro livro solo, uma verdadeira viagem no tempo cinematográfico, que nos mostra a estreita ligação entre o Brasil e Portugal também no cinema.


Lançamentos
Em Lisboa, a apresentação acontecerá no dia 15 de junho, a partir das 17 horas, na Biblioteca de São Lazáro, à Rua do Saco, n. 1 A apresentação e moderação do lançamento ficarão a cargo de Jorge Trigo, professor em História e Mestre em História Regional e Local. Trigo tem organizado e participado em iniciativas relacionadas com o Fado. É autor, entre outros livros, das biografias “Ercília Costa - Sereia Peregrina do Fado” e “Mulher de Sonhos, Anita Guerreiro, Cheira Lisboa”, parceria com Luciano Reis.
            Por fim, no dia 20 de junho, às 18h30, haverá a inauguração da Exposição “Os Anos D’Ouro do Cinema Português”, na Sede Openline Portugal, à Rua de Delfim Ferreira, n. 555, organizada pelo pesquisador Paulo Borges. No dia da inauguração, o pesquisador brasileiro Diego Nunes falará sobre seu novo livro “Cá e Lá, o Intercâmbio Cinematográfico entre Brasil e Portugal”, que conta as relações entre o cinema brasileiro e português, exibindo pequenos trechos de filmes que contam com a participação de atores portugueses no cinema brasileiro, e dos brasileiros no cinema português. Afinal, falar de cinema sem imagens em movimento não tem o mesmo encanto. A explanação apresentará brevemente uma pequena biografia de cada personagem apresentando no livro, mostrando momentos marcantes e números musicais que fazem parte da filmografia dos artistas biografados. Também contará um pouco sobre o surgimento e a evolução dos filmes feitos no Brasil, e como a presença portuguesa foi fundamental na formação do cinema brasileiro.



--------------------------------------------


            Abaixo fotos do lançamento do livro de Diego Nunes na Biblioteca de São Lázaro, em Lisboa, no dia 15 de junho.


Diego Nunes apresenta seu livro para o público lisboeta

O salão nobre da Biblioteca de São Lázaro ficou repleto






Os portugueses gostaram muito do novo livro de Diego Nunes


Thais Matarazzo, a atriz Eloína Ferraz e o colecionador Miguel Villa

Miguel Villa e Diego Nunes

Prof. Jorge Trigo, Eloína Ferraz e Diego Nunes

Comentários