Editora Matarazzo lança seus livros em Portugal

Thais Matarazzo lança os livros “O Porto e eu...” , “O Fado que cantei e outras canções” e “O Fado nas noites paulistanas” em Lisboa, Aveiro e Porto


            A jornalista e investigadora cultural brasileira, Thais Matarazzo, segue viagem para Portugal para apresentar os seus mais novos livros: “O Porto e eu...”, “O Fado que cantei e outras canções” e “O Fado nas noites paulistanas”, da Editora Matarazzo (www.editoramatarazzo.com).
            Thais Matarazzo já teve alguns de seus livros lançados em Portugal. Em outubro de 2013, apresentou “Fado no Brasil: Artistas & Memórias” no “Congresso da Mulher Migrante”, organizado pela Dra. Manuela Aguiar e Dra. Rita Gomes, em Lisboa; em agosto de 2014, lançou o livro “A Rapaziada do Brás: seus artistas, memórias e canções” (coleção Pró-TV, In House editora) no restaurante “Mamma Mia”, no Porto, com evento organizado pela “Associação Sociocultural Código Simbólico”; e, em fevereiro de 2015, apresentou o livro “Brasil e Portugal: teatro, música, artistas e tal” no
“II Ciclo de Conferências Luso-Brasileiro sobre Teatro de Revista”, com organização do professor Jorge Trigo, na Biblioteca São Lazáro, em Lisboa.
“O Porto e eu...” é um livro de crônicas, marcando a estreia da autora neste gênero literário. A obra traz dez crônicas acerca das suas principais impressões sobre a “Cidade Invicta”. Com ilustrações, descrições de suas viagens e curiosidades, a obra conta com prefácio do “Príncipe dos Poetas Brasileiros”, Paulo Bomfim.

Títulos dedicados ao fado
            O livro “O fado que cantei e outras canções” tem 72 páginas e é ilustrado. Traz letras de 26 canções escritas por compositores brasileiros e portugueses, cujas principais mensagens são a exaltação dos laços culturais e amizades entre Brasil e Portugal. É uma obra de curiosidades e abrange músicas lançadas entre 1940 a 1980. O prefácio é do radialista David Ferreira e o texto da contracapa do Prof. Jorge Trigo.
            Dentre as canções destacamos “O mapa está errado”, “Velho Portugal menino”, “Fado Irene Coelho”, “Cabralinas”, “Um dia em Portugal”, “Fado Manoel Monteiro”, “Mãe preta”, “Barco negro”, “Lavadeiras de Portugal” e “Portuguesa no samba”; interpretadas, respectivamente, por Alberto Ribeiro, Florência, Irene Coelho, Hebe Camargo, Francisco Eydio, Manoel Monteiro, Maria da Conceição, Amália Rodrigues, Olivinha Carvalho e Terezinha Alves.
“O Fado nas Noites Paulistanas” focaliza algumas das vozes portuguesas femininas que realizaram temporadas em São Paulo entre 1950 a 1970. O título tem 110 páginas e é ilustrado. Além das boates, onde vários artistas lusos cumpriram contratos, existiram alguns restaurantes típicos portugueses com música ao vivo - pioneiros no gênero. Por eles passaram grandes ícones do fado como Amália Rodrigues, Tony de Matos, Fernanda Batista, Maria Alice Ferreira, Adélia Pedrosa, Terezinha Alves, Manoel Taveira, Tristão da Silva, Cidália Moreira, Fernando Farinha entre outros. A prefaciadora da obra é a socióloga Rosilda Portas, presidente da Associação Sociocultural Código Simbólico, e o texto da contracapa é da jornalista Priscila Roque, do site Cultuga.

Apresentações
            Através do convite da Associação Código Simbólico, Thais Matarazzo estará na Feira do Livro de Aveiro 2015, em 14 de junho. A 40ª Feira do Livro da cidade irá realizar-se entre os dias 29 de Maio a 14 de Junho no Mercado Manuel Firmino. Uma edição que conta com os livreiros e alfarrabistas da cidade, bem como com editoras e livreiros de todo o país. Conte ainda com workshops e animação cultural.
Em Lisboa, a apresentação acontecerá no dia 17 de junho, a partir das 17h30, na Casa do Brasil em Lisboa, à Rua Luz Soriano, n. 42. A apresentação e moderação do lançamento ficarão a cargo de Jorge Trigo, professor em História e Mestre em História Regional e Local. Trigo tem organizado e participado em iniciativas relacionadas com o Fado. É autor, entre outros livros, das biografias “Ercília Costa - Sereia Peregrina do Fado” e “Mulher de Sonhos, Anita Guerreiro, Cheira Lisboa”, parceria com Luciano Reis.
            No dia 21 de junho, às 17 horas, os livros de Thais Matarazzo serão apresentados no “Mural do Poeta”, no Porto, à Rua Duque de Loulé nº 228. O local é um espaço cultural, localizado no centro da Cidade Invicta, junto ao Jardim de São Lázaro, que tem ganho cada vez mais visibilidade. O público que frequenta o espaço é constituído por professores e estudantes da Universidade Lusófona ou a Faculdade de Belas Artes, funcionários da Biblioteca Municipal, artistas, poetas ou pessoas ligadas à moda.

A autora
            Paulistana, editora, jornalista, escritora e pesquisadora da história do rádio e da música popular brasileira e portuguesa, Thais Matarazzo integra a equipe do programa “Solo Tango”, da Rádio Trianon de São Paulo.
Das suas 13 obras, cinco são dedicadas a música popular portuguesa no Brasil e seus artistas: “Irene Coelho, uma brasileira de coração português” (2011); “Fado no Brasil: Artistas & Memórias” (2013); “Brasil & Portugal: teatro, música, artistas e tal” (2015); “O Fado que cantei e outras canções” (2015) e “O Fado nas noites paulistanas”.

A Editora Matarazzo
            A Editora Matarazzo surge no mercado editorial para reforçar a publicação de livros na área da Cultura Popular em todas as suas vertentes, com ênfase para a música.
            Procuramos novos talentos para lançarmos no mercado obras de valor literário e dar oportunidade aos escritores.




         Abaixo fotografias do lançamento dos livros de Thais Matarazzo em Lisboa, na Casa do Brasil, na noite de 17 de junho. As imagens são de autoria da jornalista Priscila Roque, do site Cultuga.


Prof. Jorge Trigo recebe o "Diploma de Gratidão" da Editora Matarazzo


Trecho do prédio que abriga a Casa do Brasil de Lisboa, no Bairro Alto


O amigo Miguel Villa





Prof. Jorge Trigo e Thais Matarazzo durante a apresentação das obras da Editora Matarazzo


Maria José Valério fala da temporada artística que realizou no Brasil nos anos 1970

Na primeira fila, vemos, da esq. para dir., a fadista Cidália Moreira, a cançonetista Maria José Valério e a amiga Maria Piteira



Tereza Patrício, filha da fadista Fernanda Batista; Cidália Moreira e Maria José Valério, todas essas artistas fazem parte do livro "O Fado nas Noites Paulistanas" 


Thais entrega o "Diploma de Gratidão" da Editora Matarazzo para uma das diretoras da Casa do Brasil de Lisboa


Os escritores Diego Nunes e Thais Matarazzo


Miguel Villa e Maria José Valério


Diego Nunes e sua mãe, Neuza Maria Faistauer

Thais e Tereza Patrício


Prof. Jorge Trigo, Thais e Maria José Valério


Miguel Villa, Thais e Cidália Moreira

A sempre alegre e querida Mariana Piteira e Thais

Comentários