Biografia de Catulo da Paixão Cearense será lançada em São Paulo



DA MODINHA AO SERTÃO - VIDA E OBRA DE CATULO DA PAIXÃO CEARENSE


No ano em que se completam 150 anos de nascimento e 70 da morte de Catulo da Paixão Cearense, surge a mais completa biografia do nosso poeta, cantor e compositor escrita por Luiz Américo Lisboa Júnior. Com 624 páginas e prefácio de José Sarney, membro da Academia Brasileira de Letras, o livro narra em minúcias a história de Catulo e sua família, desde a trajetória de seu pai Amâncio da Paixão Cearense, no Ceará, Maranhão e Rio de Janeiro, até a morte do poeta em 1946.
Fartamente documentado, pela primeira vez são apresentadas ao público as certidões de nascimento e falecimento de seu irmão homônimo, e a certidão de nascimento de Catulo, pondo fim às especulações sobre a verdadeira data de seu nascimento. O livro traz ainda os documentos que provam as datas exatas da saída de Catulo do Maranhão para o Ceará e sua chegada com a família no Rio de Janeiro.
As relações sociais, literárias e políticas de Catulo a partir do Império, passando pela República Velha até o fim do Estado Novo são minuciosamente narradas, além da sua participação no teatro, na imprensa, no rádio, e sua relação com parceiros, intérpretes, escritores e editores. Catulo, o homem e a obra contextualizados e definidos em seu tempo histórico, como um dos símbolos mais expressivos da cultura brasileira do século vinte.
O livro vem encartado com um CD contendo 114 músicas em gravações originais restauradas, desde 1902 até 1937, no maior levantamento já feito de sua discografia; 97 fotos, muitas inéditas; capas das primeiras edições de seus livros; 33 caricaturas; anúncios de seus livros na imprensa; capas dos LPs lançados sobre sua obra; imagens do seu maior manuscrito já encontrado e outros áudios importantes.
O cantor, compositor e poeta do sertão em plenitude. Sua vida e obra deixam finalmente de serem romanceadas ou folclorizadas, ressurgindo documentada à luz da história.

Comentários

Postar um comentário