Lançamento do e-book MEMÓRIAS REVELADAS



O primeiro volume da trilogia Memórias Reveladas: Territórios SP, da jornalista, escritora e editora Thais Matarazzo, se passa entre Sé e Liberdade, em São Paulo
Fruto de extensa pesquisa nos arquivos públicos de São Paulo, a obra é mais um romance histórico de Thais Matarazzo, com lançamento no dia 5 de abril, em e-book
Jornalista, pesquisadora, autora e editora independente, a paulistana Thais Matarazzo lança, dia 6 de abril, segunda-feira, na Amazon.com, o primeiro volume de uma trilogia de fôlego: Memórias Reveladas: Territórios SP (Sé e Liberdade), Editora Matarazzo.
Autora de títulos que envolvem um profundo trabalho de pesquisa e respeito aos dados históricos, entre os quais Artistas Negros Da Musica Popular e do Rádio (Editora Expressão e Arte), de 2014, Thais decidiu adicionar ficção às informações e dados históricos que recolhia dos arquivos públicos de São Paulo para dois volumes do livro de contos A Roda dos Abandonados: Destinos, de 2018. As obras se basearam nos livros de registro da Roda dos Expostos da Santa Casa de Misericórdia, na Vila Buarque, em São Paulo, onde eram depositados os bebês enjeitados, de 1825 a 1961.
“Em 2018, eu era contra romance histórico. Achava que a história só tinha de ser apresentada com dados oficiais e olhar crítico, mas numa pesquisa sobre os bairros paulistanos, encontrei os livros das crianças que foram deixadas na roda, entre os séculos 19 e 20. Esse livro tem carga emocional muito grande, com base nas cartinhas de mães, bilhetes, fotografias. Aquilo mexeu muito comigo”, conta a autora.
Voltando ao próximo lançamento de Thais, Memórias Reveladas: Territórios SP, trata-se do primeiro folhetim de uma trilogia que abordará e resgatará as memórias das afrobrasilidades na cidade de São Paulo, nos bairros da Sé, Liberdade, Barra Funda e Bela Vista (Bixiga). O período temporal é o final do século 19 e as primeiras décadas do século 20, período de grandes transformações urbanísticas, políticas, sociais e culturais na urbe paulistana.
Enredo
O primeiro volume contemplará os bairros da Sé e Liberdade. O enredo gira em torno de diversos personagens, sendo a principal Elisa, uma afrodescendente que trabalha em um museu paulistano, sempre escuta seus colegas falarem de suas famílias e suas origens. Intrigada, ela resolve procurar um velho tio que lhe fará revelações surpreendentes sobre os seus ancestrais, a ligação familiar com festas religiosas e profanas, carnavalescas de São Paulo. Trata-se de um encontro com o passado, a memória e a cultura, desvendando sentimentos e tradições. Os três livros de Memórias Reveladas: Territórios SP terão ilustrações da artista plástica Camila Giudice. 


TÍTULO: Memórias Reveladas: Territórios SP (Sé/ Liberdade)
AUTOR: Thais Matarazzo
EDITORA: Matarazzo
FORMATO: digital
PÁGINAS: 112
ANO DE EDIÇÃO: 2020
VALOR: R$ 15,00


Perfil da Editora Matarazzo 
Com cinco anos de existência esede em São Paulo, a editora independente Matarazzo possui 160 títulos em seu catálogo, entre antologias com temáticas, autores e estilos diversos. Entre as obras mais acessadas pelos leitores, estão os volumes dedicados aos bairros paulistanos, cidades brasileiras, viagens, memórias e poesia. Dirigida pela jornalista e escritora Thais Matarazzo, a editora surgiu com o compromisso de incentivar novos talentos e trabalhar com pequenas tiragens, além de fomentar a Cultura através dos livros. A editora também promove saraus, concursos poéticos, palestras e bate-papos com autores. Em 2018, desenvolveu o projeto Meu PrimeiroLivro, investindo nas obras de novos autores. A primeira edição do projeto resultou na publicação de dez títulos, e a revelação do jovem e elogiado poeta paulistano Ygor Kassab. Em 2017, desenvolveu o projeto internacional Cá Entre Nós: Brasil & Portugal, com lançamento de três antologias e saraus nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Lisboa e Porto, com reuniões de poetas e escritores brasileiros, portugueses e angolanos. Uma amostra da força de uma editora independente é a participação da Matarazzo em festas e feiras literárias, entre as quais a Feira Literária Ermelino Matarazzo e Ponte Rasa (FLEP), em 2018; a I Bienal Literária de Taubaté (SP), em 2019, além de todas as edições da Festa Literária da Ilha de Paquetá (Flipa-RJ).

CONTATOS

PARA ENTREVISTAS E MAIS INFORMAÇÕES
Carlota Cafiero (jornalista)
(13) 99213-1111 (WhatsApp)

Comentários