GRASMERE WORDSWORTH

Por Márcia Villaça da Rosa

Para melhor se conhecer, pesquisar e estudar a vida e obra do poeta romântico inglês William Wordsworth (1770 - 1850), atualmente a casa onde o escritor viveu, inspirou-se e produziu obras literárias - local situado como Wordsworth Grasmere, Dove Cottage, em Cumbria, Inglaterra - tem sido ponto de encontro de escritores, estudantes de literatura, jornalistas, professores e publico em geral.
Muitas atividades literárias acontecem neste espaço cultural, patrocinado por entidades como Arts Council England, National Lottery Heritage Fund, South Lakeland District Council e Lancaster University, entre outros. Obras e cartas de Wordsworth, entre outras relíquias, podem ser examinadas pelos visitantes. O lugar também recebe visitas de grupos escolares oriundos de todo condado de Cumbria e de outros distritos, para melhor aprofundar o conhecimento da obra deste poeta clássico romântico, amante da natureza e das belezas por ela propagadas. Autor de Baladas Líricas (Lyrical Ballads, 1798 - ao lado do artista Samuel Taylor Coleridge), o autor também é conhecido na literatura como amante primaveril das árvores, plantas e flores, além do céu, das águas, riachos e fenômenos tropicais. Como ele mesmo confessa em um de seus poemas: "... the world is too much for us..." (traduzindo - "... o mundo e demais para nós...").

ROCK NAMES
Em Dove Cottage, há peculiaridades que podem ser notadas por qualquer visitante - uma das mais intrigantes é a inscrição das letras iniciais dos nomes de vários escritores em uma rocha - personalidades e amigos de Wordsworth, entre eles - Mary Hutchinson (M. H.), Dorothy Wordsworth (D. W.), John Wordsworth (J. W.) e Sara Hutchinson (S. H.) são alguns destes nomes. Muitos jornalistas e pesquisadores já, inclusive, escreveram sobre este espaço multicultural, Dove Cottage. Para os leitores curiosos, alguns poemas de Wordsworth estão disponíveis em sites sobre o autor. 
Além de Dove Cottage, o Keswick Museum And Art Gallery (situado em Keswick, ao norte de Cumbria) também possui raridades e manuscritos das obras do poeta romântico William Wordsworth.

Mais informações, acesse The William Wordsworth Trust: www.wordsworth.org.uk/

Comentários