ESCRITOR PORTUGUÊS APOSTA EM TÍTULOS BRASILEIROS

 Por Márcia Villaça da Rosa 

Escritor Adélio Amaro.

Foto: Internet


O escritor português leirense Adélio Amaro, atual presidente do CEPAE (Centro do Patrimônio de Estremadura) e autor do livro Coletânea de Poesia Lusófona em Paris, está desenvolvendo um projeto pessoal de muita relevância para o cenário cultural luso-brasileiro. Trata-se da criação da Biblioteca e Arquivo Adélio Amaro, sediada na cidade de Leiria, Portugal. 

O acervo conta com títulos relacionados ao arquipélago dos Açores e com obras da Literatura Brasileira - o objetivo, segundo o autor "... vai ser desenvolver uma biblioteca ligada a autores e temas brasileiros". Os portugueses, amantes do Brasil e de seus frutos, tornam-se afoitos e sedentos leitores de obras nacionais, como as produzidas por Machado de Assis e José de Alencar, entre outros. 

Atualmente a biblioteca já conta com 12 mil títulos e mais de 30 mil documentos, alguns datados dos séculos XVI e XVII. O projeto particular de Adélio Amaro, sem qualquer patrocínio, pretende apostar em eventos multiculturais para o ano de 2021, vindo a organizar exposições temáticas e outros encontros artísticos na cidade de Leiria, Portugal. 

Qualquer um pode contribuir com este projeto pessoal - brasileiro ou de outra nacionalidade - o autor português aceita doações e para entrar em contato basta mandar uma mensagem para o e-mail - adelioamarobiblioteca@gmail.com

Endereço para remessa de livros para Adélio Amaro:

Rua Casal da Mourã, 146, Barreira

2410-328 - Leiria - Portugal.

Comentários