TERRA DE NHEÇU

Foto: Portal das Missões - Internet

Por Márcia Villaça da Rosa

A Casa de Cultura Nelson Hoffmann, situada na cidade de Roque Gonzales, Rio Grande do Sul, na região conhecida como Terra das Missões, tem sido um destino turístico muito procurado, o qual recebe visitantes das mais diversas partes do País. O local oferece ao visitante um museu com valorosos materiais do período jesuítico-guarani, biblioteca, teatro, local para eventos, além de outras atrações.

Nelson Hoffmann, conhecido autor gaúcho, escritor de Terra de Nheçu (2006) em parceria com a Associação Cultuarte de Missões, narra nesta obra as falcatruas do índio Nheçu, o qual teria comandado o assassinato de 3 jesuítas brancos - padre Roque Gonzales, Júlio de Castilhos e Afonso Rodrigues - o fato ocorreu em 15 de agosto de 1628 e tornou-se inspiração para seu livro mais conhecido - Terra de Nheçu. O padre Roque Gonzales mais tarde viria a ser aclamado pelo povo fervoroso diante de tamanha crueldade e indignação. Assim, apos este fatídico e insensato assassinato, muitas manifestações tem sido feitas para resgatar a memória do povo riograndense e trazer justiça diante das barbaridades que acometem os homens!

Nascido em 1939, o autor Nelson Hoffmann, junto com uma equipe editorial, atualmente esta a frente do jornal O Nheçuano, o qual trabalha com poesias, ensaios crítico-literários, lendas tupi-guarani e dicas de leitura, entre outros. O escritor tambem convida outros autores e interessados a participar das atividades propostas pelo grupo "nheçuanos" (com página no Facebook, encontros virtuais e presenciais). 

Para contato, envie e-mail para nhecuanos@yahoo.com.br

Casa de Cultura Nelson Hoffmann 

Portal das Missões - Roque Gonzales 

Fone: (55) (015) 3365-3300.

Comentários