São Paulo, a Capital do Livro 2022

 

I Festival Literário Mário de Andrade, 2019
Foto: Gilberto Cantero

Por Márcia Villaça da Rosa

     A cidade de São Paulo é candidata a Capital Mundial do Livro (World Book Capital) em 2022, título concedido pela UNESCO. Por meio do sugestivo tema: "Divercity - many stories, one city", a candidatura é orientada pela diversidade de pensamento que caracteriza a conhecida "Paulicéia Desvairada", cidade das luzes e dos conhecidos losangos caquis já anunciados pelo ilustre poeta e músico Mário de Andrade. Como parafraseia o autor, precursor da escola literária e estética conhecida como Modernismo, São Paulo seria uma "Londres de neblinas finas", local de agitação cultural, reduto de boêmios e intelectuais.

Para preparar a cidade a candidatura de Capital do Livro 2022, foi criado o Grupo de Trabalho Intersecretarial com representantes das Secretarias Municipais da Educação, da Cultura, do Desenvolvimento Econômico e Trabalho e da Câmara Brasileira do Livro (CBL). O representante do grupo é Luiz Alvaro Aguiar de Menezes, secretário das relações internacionais. 

Para candidatar-se à Capital Mundial do Livro 2022, a Capital paulista pretende fortalecer o mercado nacional e aproveitar a cidade, terreno fértil para as Artes e em especial para a Literatura.

Vítor Tavares, presidente da Câmara Brasileira do Livro acrescenta:  "... A cidade de São Paulo  tem uma das maiores diversidades editoriais da América Latina, e é isso que queremos mostrar", finaliza.

Comentários