Roteiros Literários


Fachada do MCGR.
Foto: Ronaldo Alves
Divulgação Museu Casa Guimarães Rosa

COM ATIVIDADES CULTURAIS PERMANENTES, O MUSEU CASA GUIMARÃES ROSA RESERVA UMA PROGRAMAÇÃO VASTA E RICA A SEU PÚBLICO

Por Márcia Villaça da Rosa

Quer melhor oportunidade de conhecer todo o legado cultural deixado por um escritor?

Visitar a casa onde o autor viveu, experimentar os espaços que o circuncidaram, reler os livros, manuscritos digitais ou correspondências a ele enviadas, podem ser formas de aprofundar  o conhecimento literário, humano, social e histórico sobre o mesmo artista e as características da obra literária que produziu ou ainda produz.

Na bela cidade de Cordisburgo, situada em Minas Gerais, o Museu Casa Guimarães Rosa, vinculado à DIMUS - Diretoria de Museus da Secretaria do Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, oferece ao público uma lúdica oportunidade de interagir com as obras do médico e escritor mineiro.

O local, situado a Rua Padre João Número 744, destinado à moradia do artista, tem arquitetura simples e se tornou um Museu (no sentido real do termo) a partir de 1974, quando passou a ser centro de referência de estudos da obra rossiana.

Atualmente, "a Casa Museu conta com aproximadamente 700  documentos textuais, entre certidões, correspondências, manuscritos manuais e datilografados, além de pertences pessoais de Guimarães, como objetos de uso pessoal, peças de vestuário e destinadas à prática rural, pertences, aliás que foram doados pela filha do autor, senhora  Wilma Guimarães, e por sua segunda esposa, dona Aracy Moebius de Carvalho Guimarães Rosa", declara Ronaldo Alves de Oliveira, atual coordenador do espaço.

O público visitante é formado por estudantes dos mais diversos níveis escolares (cerca de 90 %) e por leitores curiosos da obra do mineiro.

Sala Corpo de Baile, antigo Quarto da Bisavó de GR.
 Foto: Ronaldo Alves.
Divulgação: Museu Casa  Guimarães Rosa

Além de ser um destino turístico aprazível e informativo, a Casa Museu tem sido procurada por estudiosos da obra do médico e escritor, e tem oferecido a seus visitantes inúmeras atividades, tais como: lançamento de livros, shows musicais, exposições teatrais, oficinas literárias, feiras de artesanato, grupos de contadores de estórias, caminhadas pela cidade de Cordisburgo, entre outras opções de entretenimento." A paisagem do cerrado onde a situa a Casa Museu Guimarães Rosa propicia aos visitantes a possibilidade de fazer uma caminhada eco-literária pela cidade de Cordisburgo, com visita à Igreja do Sagrado Coração de Jesus, à Capela São José e também à estação ferroviária local", explica Ronaldo.

Outro destaque local é uma atração cultural imperdível que a programação cultural reserva aos visitantes - a realização da Semana Rossiana, em que muitos eventos ocorrem dentro do Museu. A Semana Rossiana tem sido idealizada por entidades como  a Academia Cordisburguense de Letras Guimarães Rosa em parceria com o Espaço de Conhecimento UFMG, Oficina de Leitura Guimarães Rosa, Grupo de Contadores de Estórias Miguilim e Grupo Caminhos do Sertão e Cordinotícias, entre outros grupos. Uma oportunidade imperdível para curiosos e estudantes da obra do médico mineiro.

Venda do Seo Fulô - Destaque Manto do Vaqueiro.
Sala Grande Sertão Veredas.
 Foto: Ronaldo Alves
Divulgação: Museu Casa  Guimarães Rosa


CONTATO

Museu Casa Guimarães Rosa

Avenida Padre João, 744 -

Cordisburgo - Minas Gerais.

Telefone: (31) 3058 - 1587

E-mail: museuguimaraesrosa@secult


Gabinete de Guimarães Rosa - Antigo Depósito da Venda do Seo Fulô.
 Foto: Ronaldo Alves.
Divulgação: Museu Casa  Guimarães Rosa


Comentários