Casa dos Braga

 

Casa dos Braga, em Cachoeiro de Itapemirim, ES. Fonte: Wikipedia
                                                            

Por Márcia Villaça da Rosa

Construído em 1906, o casarão em estilo colonial português da rua Vinte e Cinco de Março foi adquirido em 1913 pelo Coronel Francisco de Carvalho Braga, primeiro prefeito da cidade e patriarca da influente Família Braga. 

Dois de seus sete filhos com Rachel Coelho Braga se tornaram personalidades reconhecidas por suas atividades literárias e jornalísticas: Newton e Rubem Braga – este último, considerado o maior cronista do Brasil. Atualmente, o espaço interno da Casa, no segundo piso, funciona como museu, apresentando duas exposições:

“Minha Cidade, Minha Casa” – mostra de mobiliário da Coleção Anna Graça Braga, que retrata o período de 1910 a 1958, época de efervescência cultural em que a Família Braga era referência social e cultural em Cachoeiro.

“Rubem Braga e seus Amigos Artistas” – exposição de obras de arte de artistas importantes, como Cândido Portinari, e que aborda a relação de amizade de Rubem Braga com esses artistas.

No primeiro piso do imóvel ficam um quintal, transformado na Praça da Poesia, e o porão do casarão. Nesses espaços, são realizadas atividades literárias e culturais diversas, como leituras dramáticas, contação de histórias, oficinas culturais e encontros para literatura comentada das obras de Newton e Rubem Braga.

A Casa oferece visita guiada bilíngue.

Devido à pandemia do Covid-19 as visitas estão suspensas por tempo indeterminado.

Serviço

Endereço: Rua Vinte e Cinco de Março, 184 – Centro | CEP: 29300-100

Funcionamento: de segunda a sexta de 12h às 18h

Telefone: (28) 3155-5258

E-mail: semcult.casadosbraga@cachoeiro.es.gov.br

Comentários