Congresso Internacional Fernando Pessoa 2021

 


Por Márcia Villaça da Rosa

Atualmente dirigida pela senhora Clara Riso, formada em Línguas e Literatura Modernas e pós-graduada pelo Instituto Camões, a Casa de Fernando Pessoa - EGEAC local de morada do poeta português Fernando Pessoa, localizada no bairro de Campo de Ourique, Lisboa, Portugal, é uma referência de destino cultural para os amantes da extensa obra pessoana. 
Atualmente uma visitação a Casa-Museu, que guarda todo o espólio do escritor - peças de móveis, livros, objetos de cunho pessoal, entre outros - além de oferecer ao público em geral visitas guiadas e em grupo, é uma boa pedida aos amantes da Literatura.
Inaugurada em 30 de novembro de 1993, dia de aniversário da morte do poeta, o espaço conta também com um auditório e a reconstituição de um quarto do escritor.
Durante o mês de outubro, na Fundação Calouste Gulbekian, em Lisboa, estudiosos e pós-graduandos na obra de Fernando Pessoa apresentam-nos o Congresso Internacional Fernando Pessoa 2021, com palestrantes oriundos de diversas searas, estudiosos da obra e outros participantes. 
Nos dias 13, 14 e 15 de outubro, o leitor pode acompanhar o evento on-line e entrar em contato com os estudiosos da obra. 
Entre os palestrantes, pode-se destacar - Carlos Mendes Sousa, Maria Irene Ramalho, Rui Miranda, Joana Matos Frias, Patrícia Ferrari (... em Fernando Pessoa em News Directions...), Carlota Defenu, Marcelo Cordeiro de Mello, Flávio Rodrigo Penteado, Pedro Sepúlveda (... em Fantoches e Pessoas-Livros - Notas Sobre As Personagens Pessoanas...), António M. Feijó (... O Braão de Teive E A Heteronímia...), Patrícia Silva, Manuel portela, Ultrike Henny - Krahmer, Fernando Cabral Martins, Rui Sousa, António Cardialho, Bartholomeu Ryan (... O Que Fernando Pessoa Pode Ensinar à Filosofia...), Diego Gimenez, Fernando Beleza, Fernando J. B. Martinho (... em Cidade Revisitada...), Cristina Zhou, Rui Lage, Pedro Eiras, Sara Rodi, Jorge Uribi e Richard Zenith (... em Pessoa e a Tentação da Fama...). 
Uma sugestão cultural em tempos pandêmicos!

Comentários

  1. Muchas felicidades por tan excelsa actividad.
    Éxitos

    ResponderExcluir

Postar um comentário